Proposta Educacional

A Escola Catavento atua na área de educação infantil desde 1984, na linha Sócio- Construtivista e tem como proposta estimular a criança na busca da aprendizagem, oferecendo-lhe desafios, usando como instrumentos materiais que a aproximam da realidade e do seu cotidiano.

A Educação Infantil é uma das mais importantes fases do desenvolvimento da criança. Saber compreender as necessidades e demandas dessa faixa etária é importante para garantir uma educação eficiente e saudável. É por meio da relação inteira com a criança que o educador será capaz de estimulá-la a crescer.

Na Escola Catavento as crianças aprendem brincando por que brincar é fundamental para elas, é aí que se deparam com os desafios que as levam a encontrar respostas para seus questionamentos para, em seguida, irem em busca de outros desafios. Brincando, jogando a criança cresce e amadurece.

Através da brincadeira integram-se as diferentes áreas do aprender: a matemática, a linguagem, o movimento, a arte, a socialização, o ritmo, a natureza e sociedade (as tradições, culturas presentes nas canções), desenvolvendo também a identidade e a autonomia. A criança pequena aprende e desenvolve de forma integrada suas habilidades e competências que se manifestam desde a mais tenra idade.

Enquanto brinca, ela pensa e fala, ativando todas as funções cognitivas. Durante a brincadeira, exercita seu pensamento resolvendo questões práticas, vivenciando sua fantasia e elaborando questões emocionais.

A equipe Catavento deseja que os pais ao deixarem seus filhos em nossa escola não sintam-se culpados, mas sim, convictos de que através das atividades propostas estaremos contribuindo para a formação de um indivíduo mais seguro e feliz.

Este texto traduz nossa linha de pensamento e de nossas experiências vividas nestes anos de atividade, uma vez que o BRINCAR é o instrumento do aprendizado da criança na fase pré-escolar.

Comments are closed