Matrículas
Solicite Informações sobre matrículas.
Curso de férias
Ligue para nós ou envie-nos um e-mail.
A Escola
histórico
convênios
legalização
nossa equipe
proposta educacional
Diversos
projetos
transporte
atividades extra-cur-riculares
Turmas
Berçário de 0 a 2 anos
Outros Grupos (GI ao GIV) com crianças de 01 à 6 anos.
Serviços
Apoio Educacional na área da saúde infantil
Meio Ambiente
Cultural
Casa 55 - Cultural and Sport's Actions from BraSil
Esportes
Eventos

ATIVIDADES FÍSICAS E RECREAÇÃO

No período da manhã os alunos do período integral contam diariamente com atuação do professor Clayton Silva, graduado em Educação Física pela Faculdade Flamingo e pós-graduado em Esportes e Atividades de Aventura pela FMU.

Na educação infantil um dos maiores desígnios do exercício avaliativo, é poder através do processo diário das atividades, acompanhar o desenvolvimento, dificuldades e progressos alcançados pela criança. Cabe, ainda, ressaltar que com essas atividades é possível nortear novas propostas, objetivos no processo de ensino/aprendizagem, como também serve como fonte de reflexão e diagnóstico do educador.

"A cada idade corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio, coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostar de sua idade, a desfrutar do seu presente." (Snyders, 1993).

Na Escola Catavento são desenvolvidas diversas atividades corporais, dentre elas, podemos destacar as de AVENTURA, além das recreativas, cooperativas, competitivas, jogos e brincadeiras antigas, jogos olímpicos, músicas, histórias sem fim sobre diversos temas.

Proporcionamos muitas novidades aos alunos, de maneira que eles possam desfrutar de diversas fantasias e fortes emoções. Os esportes e atividades de aventura estão ganhando espaço em âmbito nacional e sendo adaptados às novas práticas escolares, na qual, predomina o famoso "quarteto fantástico" conhecido por todos como, futebol, voleibol, handebol e basquetebol.

Por conta desse crescimento, resolvemos inovar e diversificar às praticas na Escola Catavento com tais atividades radicais e emocionantes. Adequamos uma nova vivência, com mais diversão, vertigem, medos, prazeres e sensações intermináveis, configurando uma nova forma de aprender através do lúdico e do desafio.

São atividades que exigem mais atenção do professor, pois são consideradas de risco e perigo, contudo, são executadas de forma segura e controlada, com equipamentos de segurança e conhecimento por parte do educador.

Benefícios proporcionados pela atividade de aventura:

  • Melhorar a qualidade de vida e reaproximar as crianças da natureza.
  • Ajudar a desenvolver a capacidade de imaginação dos alunos.
  • Adquirir confiança não só durante as atividades, mas também para vida de uma forma geral.
  • Desenvolver um processo de experiências, elaborações, reflexões e amadurecimento. Além de ajudar na construção da personalidade, conhecimento de si e dos outros.
  • Expandir as múltiplas inteligências, bem como as individualidades biológicas.
  • Desenvolver o processo integral do ser humano, valorizando o acervo motor, cognitivo, afetivo e sociocultural.
  • Despertar valores a respeito de si e do próximo, honestidade, preservação do meio ambiente, responsabilidade, cooperação e autoconfiança.

Objetivos Gerais:

  • Estimular as habilidades motoras como: correr, saltar, manipular, rolar, rebater, agarrar, lançar, elevar-se e apresentar equilíbrio sobre bases móveis (skate, prancha sobre cilindro, slackline) e outras bases firmes;
  • Possibilitar a arte das capacidades físicas na flexibilidade, resistência, coordenação motora, força, agilidade, explosão e equilíbrio;
  • Proporcionar maior tranquilidade ás crianças desenvolvendo maior atenção e concentração, ampliando não apenas o equilíbrio físico, mas principalmente psicológico e emocional;
  • Apresentar aos alunos novas modalidades, de maneira que os mesmos aprendam a lidar com os medos e dificuldades, superando desafios.

Coordenação de Recreação: Clayton Silva


Capoeira e educação infantil:

Um movimento historicamente construído e culturalmente construído. Capoeira Angola: a cultura corporal afro-brasileira na Educação Infantil.

As aulas de Capoeira Angola na Escola Catavento são dirigidas às crianças de 4 à 6 anos de idade, fundamentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (LEI 10.639/2003), a capoeira angola é entendida como cultura corporal, um produto constituído historicamente e transmitido culturalmente pelos africanos e afro-brasileiros no Brasil (MONTEIRO, 2000). Assim, as aulas não contemplam apenas a mera reprodução de gestos mas, sim, promove a reflexão sobre os aspectos históricos e sociais da capoeira angola e conseqüentemente, da cultura afro-brasileira e das suas matrizes africanas.

"A história da Capoeira confunde-se com a própria história do Brasil, pois é nela que vamos encontrar as primeiras manifestações. A Capoeira surgiu do negro cativo, buscando sua identificação cultural frente a um sistema escravocrata em um ambiente adverso à sua aceitação junto à classe dominante. Há setenta anos a Capoeira era considerada ilegal, reprimida pela polícia. No decorrer dos anos a Capoeira ganhou as praças, o ritmo passou a fazer parte das festas de largo, podendo então finalmente ser considerada manifestação da cultura popular. Este conhecimento afro-brasileiro passou a ser praticado em academias, escolas, clubes, universidades e já há algum tempo impressiona pessoas em diversos países".

Por Alexandre Monteiro

e-mail: vizinhocapoeira@yahoo.com.br 


Musicalização:

Atividade semanal com a professora Gabriela Feruglio Moraes, formada em Educação Musical pela Faculdade Mozarteum de São Paulo.

A música é vista não só como entretenimento, mas como parte do desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional da criança. Todos os sentidos podem ser desevolvidos através da música, pois ela provoca estímulos, desinibe, traz alegria, propicia a socialização, e é responsável por mudanças geradoras de atitudes no comportamento infantil.

O trabalho com a música tem múltiplas dimensões: o ato de escutar, cantar, tocar, dançar, etc. , portanto, indispensável na rotina da educação infantil.


Arte:

Aulas semanais de arte educação com a psicopedagoga Ana Cristina Simões, programa pedagógico interdisciplinar.


Natação:

Convênio assinado com a Academia 2Swim, localizada à Rua Bartira Nº 46 , para atividade opcional, com custo extra negociado diretamente com a Academia.

A 2Swim é uma academia especializada em natação, com um programa individualizado e professores capacitados e credenciados pelo CREF - Conselho Regional de Educação Física.

As crianças são conduzidas pelo nosso motorista credenciado e uma professora da nossa Escola, que acompanha e atende as crianças após a saída da piscina.


Inglês

Curso para crianças de 03 à 6 anos através da metodologia Fisk. Aulas semanais com professores credenciados e material pedagógico e de apoio FISK.


   
 
 
Escola de Educação Infantil Catavento. Rua Caetés 52, Perdizes - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3864-6823 - Fone/Fax: (11) 3801-3358 | e-mail: faleconosco@catavento.com.br
Catavento
  
powered by powered by: Pluris*