Matrículas
Solicite Informações sobre matrículas.
Curso de férias
Ligue para nós ou envie-nos um e-mail.
A Escola
histórico
convênios
legalização
nossa equipe
proposta educacional
Diversos
projetos
transporte
atividades extra-cur-riculares
Turmas
Berçário de 0 a 2 anos
Outros Grupos (GI ao GIV) com crianças de 01 à 6 anos.
Serviços
Apoio Educacional na área da saúde infantil
Meio Ambiente
Cultural
Casa 55 - Cultural and Sport's Actions from BraSil
Esportes
Eventos

ATIVIDADES FÍSICAS E RECREAÇÃO

No período da manhã os alunos do período integral contam diariamente com atuação do professor Clayton Silva, graduado da Faculdade Flamingo de Educação Física.

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM 2012

Na educação infantil um dos maiores desígnios do exercício avaliativo, é poder através do processo diário das atividades, acompanhar o desenvolvimento, dificuldades e progressos alcançados pela criança. Cabe, ainda, ressaltar que com as deferidas atividades é possível nortear novas propostas, objetivos no processo de ensino/aprendizagem, como também servirá como fonte de reflexão e diagnóstico do educador.

"A cada idade corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio, coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostar de sua idade, a desfrutar do seu presente." (Snyders, 1993)..

Diante das intensas dificuldades, o papel do professor está em derrubar o centralismo, individualismo, desigualdades, preconceitos e diferenças, de modo que atenda não apenas as propostas curriculares, como também preparar o individuo dentro de um ambiente democrático frente a um universo amplo de conhecimentos.

Uma questão essencial e pertinente que se deve advertir é o novo olhar quanto à maneira de educar, que demanda não apenas uma visão extensa no desenvolvimento de socialização e potencial cognitivo do sujeito, como também uma aprendizagem comresponsabilidade, visando introduzir contexto social a uma nova linguagem, no qual o aluno construa informações por meio do movimento corporal.

Neste ano foram desenvolvidas diversas atividades, podemos destacar as de AVENTURA, além das recreativas, cooperativas, competitivas, jogos e brincadeiras antigas, jogos olímpicos, músicas, histórias sem fim sobre diversos temas. A partir do exposto, torna-se importante salientar que enfatizamos as aventuras e no projeto "De Olho na Amazônia", no qual implicou como resultado final, uma maquete e diversos trabalhos e conversas sobre a preservação da fauna e flora Brasileira.

Proporcionamos muitas novidades aos alunos, de maneira que eles pudessem desfrutar de diversas fantasias e fortes emoções. Os esportes e atividades de aventura estão ganhando espaço em âmbito nacional e sendo adaptados às novas práticas escolares, na qual, predomina o famoso "quarteto fantástico" conhecido por todos como, futebol, voleibol, handebol e basquetebol.

Por conta desse crescimento, resolvemos inovar e diversificar às praticas na Escola Catavento com tais atividades radicais e emocionantes. Adequamos uma nova vivência, com mais diversão, vertigem, medos, prazeres e sensações intermináveis, configurando uma nova forma de aprender através do lúdico e do desafio. São atividades que exigem mais atenção do professor, pois são consideradas de risco e perigo, contudo, são executadas de forma segura e controlada, com equipamentos de segurança e conhecimento por parte do educador.

Benefícios proporcionados pelas atividades de aventura.

  • Acrescentam na qualidade de vida e reaproximamas crianças à natureza.
  • Ajuda a desenvolver a capacidade de imaginação dos alunos.
  • As crianças ganham mais confiança não só durante as atividades, como para vida de uma forma geral.
  • Desenvolve um processo de experiências, elaborações, reflexões e amadurecimento. Além de ajudar na construção da personalidade, conhecimento de si e dos outros.
  • Expande as múltiplas inteligências, bem como as individualidades biológicas.
  • Desenvolve o processo integral do ser humano, valorizando o acervo motor, cognitivo, afetivo, sociocultural.
  • Desperta valores a respeito de si e do próximo, honestidade, preservação do meio ambiente, responsabilidade, cooperação e autoconfiança.

Objetivos Gerais:

  • Estimular as habilidades motoras como: correr, saltar, manipular, rolar, rebater, agarrar, lançar, elevar-se e apresentar equilíbrio sobre bases móveis (skate, prancha sobre cilindro, slackline) e outras bases firmes;
  • Possibilitar a arte das capacidades físicas na flexibilidade, resistência, coordenação motora, força, agilidade, explosão e "equilíbrio".
  • A maioria das atividades de aventura exigem muita concentração e equilíbrio. Notamos que crianças mais agitadas enfrentam certa dificuldade no desenvolvimento das atividades, utilizando mais força e explosão;
  • Proporcionar maior tranquilidade. Crianças mais tranquilas têm um desempenho melhor nessas atividades, pois observam com mais atenção e concentração os movimentos realizados pelo professor durante a demonstração,ampliando não apenas o equilíbrio físico, mas principalmente psicológico e emocional;
  • Apresentar aos alunos novas modalidades, de maneira que os mesmos aprendam a lidar com os medos e dificuldades, superando desafios.

Coordenação de Recreação: Clayton Silva
Dezembro de 2011


Capoeira e educação infantil
U
m movimento historicamente construído e culturalmente construído. Capoeira Angola: a cultura corporal afro-brasileira na Educação Infanti.
As aulas de Capoeira Angola na Escola Catavento são dirigidas às crianças de 4/6 anos de idade, fundamentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (LEI 10.639/2003), a capoeira angola é entendida como cultura corporal, um produto constituído historicamente e transmitido culturalmente pelos africanos e afro-brasileiros no Brasil (MONTEIRO, 2000).
Assim, as aulas não contemplam apenas a mera reprodução de gestos mas, sim, promove a reflexão sobre os aspectos históricos e sociais da capoeira angola e conseqüentemente, da cultura afro-brasileira e das suas matrizes africanas.
"A história da Capoeira confunde-se com a própria história do Brasil, pois é nela que vamos encontrar as primeiras manifestações. A Capoeira surgiu do negro cativo, buscando sua identificação cultural frente a um sistema escravocrata em um ambiente adverso à sua aceitação junto à classe dominante. Há setenta anos a Capoeira era considerada ilegal, reprimida pela polícia. No decorrer dos anos a Capoeira ganhou as praças, o ritmo passou a fazer parte das festas de largo, podendo então finalmente ser considerada manifestação da cultura popular. Este conhecimento afro-brasileiro passou a ser praticado em academias, escolas, clubes, universidades, e já há algum tempo impressiona pessoas em diversos países".
Por Alexandre Monteir
e-mail: vizinhocapoeira@yahoo.com.br
> em breve fotos.


Musicalização

  • SEMANAL - Atividade de musicalização com a professora Karen Machado Silva, Licenciada em Música pela Faculdade Santa Marcelina.

    A música é vista não só como entretenimento, mas como parte do desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional da criança. Todos os sentidos podem ser desenvolvidos através da música, pois ela provoca estímulos, desinibe, traz alegria, propicia a socialização, e é responsável por mudanças geradoras de atitudes no comportamento infantil.

    O trabalho com a música tem múltiplas dimensões: o ato de escutar, cantar, tocar, dançar, etc. , portanto, indispensável na rotina da educação infantil.

Artes
Aulas semanais de arte educação com a psicopedagoga Ana Cristina Simões, programa pedagógico interdisciplinar.

Natação
Convênio assinado com a Academia 2Swim, localizada à Rua Bartira No. .46 , para atividade opcional, com custo extra negociado diretamente com a Academia.
A 2Swim é uma academia especializada em natação, com um programa individualizado e professores capacitados e credenciados pelo CREF – Conselho Regional de Educação Física.
As crianças são conduzidas pelo nosso motorista credenciado e uma professora da nossa Escola, que acompanha e atende as crianças após a saída da piscina.
> em breve fotos.
Inglês
C
urso para crianças de 03 à 6 anos através da metodologia Fisk. Aulas semanais com professora credenciada e material pedagógico e de apoio FISK.
> em breve fotos.

   
 
 
Escola de Educação Infantil Catavento. Rua Caetés 52, Perdizes - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3864-6823 - Fone/Fax: (11) 3801-3358 | e-mail: faleconosco@catavento.com.br
Catavento
  
powered by powered by: Pluris*