Matrículas
Solicite Informações sobre matrículas.
Curso de férias
Ligue para nós ou envie-nos um e-mail.
A Escola
histórico
convênios
legalização
nossa equipe
proposta educacional
Diversos
projetos
transporte
atividades extra-cur-riculares
Turmas
Berçário de 0 a 2 anos
Outros Grupos (GI ao GIV) com crianças de 01 à 6 anos.
Serviços
Apoio Educacional na área da saúde infantil
Meio Ambiente
Cultural
Casa 55 - Cultural and Sport's Actions from BraSil
Esportes
Eventos

ATIVIDADES FÍSICAS E RECREAÇÃO

No período da manhã os alunos do período integral contam diariamente com atuação do professor Clayton Silva, graduado em Educação Física pela Faculdade Flamingo e pós-graduado em Esportes e Atividades de Aventura pela FMU.

Na educação infantil um dos maiores desígnios do exercício avaliativo, é poder através do processo diário das atividades, acompanhar o desenvolvimento, dificuldades e progressos alcançados pela criança. Cabe, ainda, ressaltar que com essas atividades é possível nortear novas propostas, objetivos no processo de ensino/aprendizagem, como também serve como fonte de reflexão e diagnóstico do educador.

"A cada idade corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio, coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostar de sua idade, a desfrutar do seu presente." (Snyders, 1993).

Na Escola Catavento são desenvolvidas diversas atividades corporais, dentre elas, podemos destacar as de AVENTURA, além das recreativas, cooperativas, competitivas, jogos e brincadeiras antigas, jogos olímpicos, músicas, histórias sem fim sobre diversos temas.

Proporcionamos muitas novidades aos alunos, de maneira que eles possam desfrutar de diversas fantasias e fortes emoções. Os esportes e atividades de aventura estão ganhando espaço em âmbito nacional e sendo adaptados às novas práticas escolares, na qual, predomina o famoso "quarteto fantástico" conhecido por todos como, futebol, voleibol, handebol e basquetebol.

Por conta desse crescimento, resolvemos inovar e diversificar às praticas na Escola Catavento com tais atividades radicais e emocionantes. Adequamos uma nova vivência, com mais diversão, vertigem, medos, prazeres e sensações intermináveis, configurando uma nova forma de aprender através do lúdico e do desafio.

São atividades que exigem mais atenção do professor, pois são consideradas de risco e perigo, contudo, são executadas de forma segura e controlada, com equipamentos de segurança e conhecimento por parte do educador.

Benefícios proporcionados pela atividade de aventura:

  • Melhorar a qualidade de vida e reaproximar as crianças da natureza.
  • Ajudar a desenvolver a capacidade de imaginação dos alunos.
  • Adquirir confiança não só durante as atividades, mas também para vida de uma forma geral.
  • Desenvolver um processo de experiências, elaborações, reflexões e amadurecimento. Além de ajudar na construção da personalidade, conhecimento de si e dos outros.
  • Expandir as múltiplas inteligências, bem como as individualidades biológicas.
  • Desenvolver o processo integral do ser humano, valorizando o acervo motor, cognitivo, afetivo e sociocultural.
  • Despertar valores a respeito de si e do próximo, honestidade, preservação do meio ambiente, responsabilidade, cooperação e autoconfiança.

Objetivos Gerais:

  • Estimular as habilidades motoras como: correr, saltar, manipular, rolar, rebater, agarrar, lançar, elevar-se e apresentar equilíbrio sobre bases móveis (skate, prancha sobre cilindro, slackline) e outras bases firmes;
  • Possibilitar a arte das capacidades físicas na flexibilidade, resistência, coordenação motora, força, agilidade, explosão e equilíbrio;
  • Proporcionar maior tranquilidade ás crianças desenvolvendo maior atenção e concentração, ampliando não apenas o equilíbrio físico, mas principalmente psicológico e emocional;
  • Apresentar aos alunos novas modalidades, de maneira que os mesmos aprendam a lidar com os medos e dificuldades, superando desafios.

Coordenação de Recreação: Clayton Silva


Capoeira e educação infantil:

Um movimento historicamente construído e culturalmente construído. Capoeira Angola: a cultura corporal afro-brasileira na Educação Infantil.

As aulas de Capoeira Angola na Escola Catavento são dirigidas às crianças de 4 à 6 anos de idade, fundamentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (LEI 10.639/2003), a capoeira angola é entendida como cultura corporal, um produto constituído historicamente e transmitido culturalmente pelos africanos e afro-brasileiros no Brasil (MONTEIRO, 2000). Assim, as aulas não contemplam apenas a mera reprodução de gestos mas, sim, promove a reflexão sobre os aspectos históricos e sociais da capoeira angola e conseqüentemente, da cultura afro-brasileira e das suas matrizes africanas.

"A história da Capoeira confunde-se com a própria história do Brasil, pois é nela que vamos encontrar as primeiras manifestações. A Capoeira surgiu do negro cativo, buscando sua identificação cultural frente a um sistema escravocrata em um ambiente adverso à sua aceitação junto à classe dominante. Há setenta anos a Capoeira era considerada ilegal, reprimida pela polícia. No decorrer dos anos a Capoeira ganhou as praças, o ritmo passou a fazer parte das festas de largo, podendo então finalmente ser considerada manifestação da cultura popular. Este conhecimento afro-brasileiro passou a ser praticado em academias, escolas, clubes, universidades e já há algum tempo impressiona pessoas em diversos países".

Por Alexandre Monteiro

e-mail: vizinhocapoeira@yahoo.com.br 

Musicalização:

Atividade semanal com a professora Gabriela Feruglio Moraes, formada em Educação Musical pela Faculdade Mozarteum de São Paulo.

A música é vista não só como entretenimento, mas como parte do desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional da criança. Todos os sentidos podem ser desevolvidos através da música, pois ela provoca estímulos, desinibe, traz alegria, propicia a socialização, e é responsável por mudanças geradoras de atitudes no comportamento infantil.

O trabalho com a música tem múltiplas dimensões: o ato de escutar, cantar, tocar, dançar, etc. , portanto, indispensável na rotina da educação infantil.

Arte:

Aulas semanais de arte educação com a psicopedagoga Ana Cristina Simões, programa pedagógico interdisciplinar.

Natação:

Convênio assinado com a Academia 2Swim, localizada à Rua Bartira Nº 46 , para atividade opcional, com custo extra negociado diretamente com a Academia.

A 2Swim é uma academia especializada em natação, com um programa individualizado e professores capacitados e credenciados pelo CREF - Conselho Regional de Educação Física.

As crianças são conduzidas pelo nosso motorista credenciado e uma professora da nossa Escola, que acompanha e atende as crianças após a saída da piscina.

Inglês:

Curso para crianças de 03 à 6 anos através da metodologia Fisk. Aulas semanais com professores credenciados e material pedagógico e de apoio FISK.

Yoga para crianças:

O trabalho de Yoga com crianças aparece concretizado na melhora da psicomotricidade, da atenção, do domínio corporal e da capacidade de autodomínio da criança, sobretudo aquelas agitadas e hiperativas.

O Yoga pretende ser um fator de integração na vida das crianças, gerando atitudes saudáveis para com a vida, com suas relações humanas e com o uso de suas energias, auxiliando-as a fazer uma ponte entre seu mundo interno e externo. A prática regular do yoga ajuda a criança em crescimento a direcionar suas energias emocionais de forma construtiva.

Busca-se com o Yoga que as crianças possam ficar mais equilibradas, concentradas, felizes e criativas.

Nas aulas utilizamos os vários elementos da prática de yoga: posturas, exercícios respiratórios, internalização (relaxamento), exercícios de concentração e meditação - sempre de maneira lúdica. Contamos estórias, utilizamos jogos cooperativos, brincadeiras infantis, músicas e inserimos a prática do yoga nessas atividades.

As posturas, além de proporcionar maior flexibilidade dos músculos, articulações e coluna vertebral, melhora da postura e da circulação sanguínea, também promovem maior equilíbrio hormonal e metabólico. A nível mais sutil, ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo, redistribuindo-a e equilibrando-a.

Os exercícios respiratórios fortalecem os pulmões e tem efeito direto no cérebro, promovendo maior estabilidade emocional - a criança desenvolve mais consciência de si mesma e autocontrole, aprendendo a direcionar sua energia de maneira mais criativa e construtiva.

A internalização ou relaxamento reduz drasticamente o nível de estresse, trabalhando todos os aspectos da criança - físico, mental e emocional.

A concentração e a meditação são importantes para parar o fluxo mental descontrolado, possibilitando a concentração em um único objeto ou atividade, ou abrindo espaço para uma atividade criativa.

Professora: Ana Marilia
Ana Marília Soares Villas é instrutora de hatha yoga formada pelo Ganesha Centro de Cuidado do Ser, com Lúcia M. O. Nabão, em Ribeirão Preto. Fez curso de aprofundamento em yoga para crianças no próprio Ganesha, "Yoga na Educação" com Maurício Salem, no Rio de Janeiro, e "Yoga com Histórias", níveis I e II com João Soares e Rosa Muniz em São Paulo. Participou dos cursos de Psicologia Escolar na Educação Infantil e na Educação Fundamental no Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar - CAPE, de Porto Alegre.
E-mail: mariliavillas@hotmail.com - antaryoga.wordpress.com


   
 
 
Escola de Educação Infantil Catavento. Rua Caetés 52, Perdizes - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3864-6823 - Fone/Fax: (11) 3801-3358 | e-mail: faleconosco@catavento.com.br
Catavento
  
powered by powered by: Pluris*