O brincar é a pedra fundamental da Catavento, que orienta suas práticas, seu espaço e o cuidado e o respeito com as crianças em seu processo educativo. Por isso, todos os dias é dia de brincar na Escola. Mas – no período de 20 a 28 de maio – haverá um motivo extra para promover brincadeiras e atividades lúdicas com as crianças.

A Catavento vai integrar uma enorme “ciranda global” pela valorização da diversão com uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Brincar 2018.

Este ano, com o tema “brincar de corpo e alma” a mobilização é um convite para a criança estar inteira, de corpo e alma, na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos*. “Acreditamos que é brincando que a criança aprende, com leveza e de forma significativa, dialogando com o universo que faz sentido para ela. A Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade de nos conectarmos a um movimento global que valoriza o que fazemos em nosso cotidiano na escola”, afirma a diretora Adelia Morelli.

Entre os dias 20 e 28 de maio, a Escola vai promover brincadeiras de quintal, apresentações e oficinas. E as aulas de musicalização, yoga e capoeira entram na roda, desenvolvendo atividades especiais. Na sexta-feira, as crianças passarão a tarde no Corre Cutia, espaço de brincadeira e interação parceiro da escola. E a semana se estende até a segunda-feira, quando a programação será encerrada com uma divertida oficina de bolhas de sabão.

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações, que têm sensibilizado também a agenda política, já que muitas prefeituras a tornaram parte do calendário municipal.

Confira abaixo a programação completa da Semana Mundial do Brincar na Catavento.

Programação Semana Mundial do Brincar: de 20 a 28 de maio de 2018
“BRINCAR DE CORPO E ALMA”

21 – 2ª.feira –   Brincadeiras de quintal

22 – 3ª. feira –  Linguagem Corporal,  sons e ritmos do corpo – Percussão Corporal, fazendo sons com o corpo.-  Professor Leo

23 – 4ª.feira – “Capoeira dos bichos”  – Ritmo e movimento, brincando com a capoeira –  Professor Rubens

24 – 5ª.feira – apresentações:
BII – Brincadeira musical: Pedala, pedala, pedalinho
GI – Ciranda do Anel – Bia Bedran
GII- Vem dançar com a Gente – Palavra Cantada
GIII- Roda: ciranda popular
G IV – Dramatização com as crianças

25 – 6ª.feira – Corre Cutia – Espaço de interação e brincadeiras
Lanche comunitário

28 – 2ª.feira – Oficina de bolhas de sabão

Saiba mais sobre a Semana Mundial do Brincar

* Com informações do site da SMB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *