Aldeia Krukutu

O brasileiro originário, 2017 começa com um mergulho em nossa raiz

A percepção de nossa sociedade sobre a importância da cultura indígena é de suma importância e essencial no desenvolvimento das nossas crianças, que devem aprender a valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, consistente na construção da identidade do cidadão.

Essa consciência serve como objeto de reflexão e intervenção no cotidiano escolar, atuando no combate ao racismo e as discriminações baseadas em diferenças, podendo ser culturais, de crença, de classe social, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais, que não devem prevalecer ao convívio e a troca de experiências e afeto entre as crianças.

Através do projeto pedagógico desenvolvido para esse ano de 2017 na #EscolaCatavento, o Oboré, serão trabalhados temas transversais como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania. As crianças terão atividades e práticas promotoras da igualdade étnico-racial e para o entendimento da incalculável contribuição ao patrimônio mundial, na arte, na música, nas tecnologias e na medicina.

Entendemos que é preciso levar a criança a uma análise sobre suas ações, em direção à sensibilização e conscientização, para uma população mais igualitária, onde prevaleça acima de tudo o respeito, como uma poderosa arma representante da defesa de direitos.

Dentro de nosso calendário, convidados para uma visita à aldeia indígena Krukutu em Parelheiros, crianças e papais, envolvendo toda a nossa comunidade neste mergulho na cultura indígena.Fomos recepcionados pelo cacique Olívio Jekupé da aldeia Krukutu  de índios Guarani em Parelheiros.

Contamos também com a colaboração de Marcos Wesley, indianista, coordenador do Programa Rio Negro Pró-Yanomami, que irá nos ajudar com conhecimento e materiais para o desenvolvimento do projeto.

Veja as fotos de nossa incrível experiência na página da Escola Catavento:

Visita Aldeia Krukutu

Referências:

https://www.facebook.com/aldeiakrukutu

https://www.facebook.com/escritoroliviojekupe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *