O brincar livre é a pedra fundamental da Escola Catavento. E a programação especial da Semana da Criança este ano foi pensada para que as crianças pudessem curtir de forma leve e descontraída. “Foi um sucesso. Apesar da chuva, nos organizamos de modo que as crianças puderam aproveitar muito”, conta a diretora Adelia Morelli.

A semana começou com oficinas de criatividade. Cada professora organizou uma atividade. A professora Alice fez dobradura de aviões coloridos e as crianças se encantaram observando as criações no ar. A professora Thamires fez bonecos com bexigas “recheadas” de farinha de trigo. “Foi uma farra a bagunça com a farinha espalhada pela sala e nos rostinhos de cada criança”, conta Adelia.

A professora Pamela ofereceu meias velhas e jornais para que cada um criasse um boneco. Já Fátima apresentou uma mesa cheia de objetos: tampinhas de garrafa, tampinhas de canetas, penas, retalhos de tecido e E.V.A., palitos de sorvete e frascos variados. Com uma lata de leite em pó vazia, o desafio foi que as crianças escolhessem materiais para montar uma coruja.

A professora Marieli propôs recortes de figuras de bonecos desenhadas em folha dobrada. As crianças ficaram surpresas com a mágica de papel. 

Na terça, o professor Leo conduziu uma animada roda de música. E na quarta, as crianças brincaram com água, buchinhas e toalhas, oferecendo um super banho aos bonecos e brincando com bolhas de sabão. “As crianças adoraram brincar com água. Se estivesse calor elas também teriam tomado um banho”, explica Adelia. 

Animados por uma história, as crianças fizeram um percurso com obstáculos, criando uma grande uma aventura, sob coordenação dos professores Alice e Rubens.

Na quinta, teve teatro. As crianças ouviram a história “Os Meninos de Todas as Cores”, de Luiza Ducla Soares. A montagem de cenário e a apresentação ficaram por conta da professora Ana Cristina, de artes.

Sexta foi um dia de festa. Teve lanche oferecido pela Escola para homenagear o Dia das Crianças e o Dia dos Professores. “A grande novidade foi um carrinho de sorvetes aqui dentro da Escola. As crianças amaram”, completa Adelia.

Veja alguns registros da semana especial, em fotos de Luciana Morelli.