O Projeto “Eu nasci aqui” tem proporcionado lindas conversas e trocas entre as crianças e seus familiares. No último dia 11 de outubro, foi a vez de a turminha do GIII receber a visita do Ditian Kiyoshi Toshimitsu, avô da Helena.

O ditian (avô em japonês) é brasileiro descendente de japoneses. Neste dia, ele leu uma história em japonês para as crianças, mostrou para elas um livro sobre os Samurais e compartilhou com os colegas da sua neta que muitas tradições são mantidas na sua família.  

Ao ler um livro em japonês, ele foi fazendo a tradução da história para as crianças. Helena acompanhou tudo atentamente ao lado do avô.

Durante a conversa, a turminha descobriu que – em japonês – a leitura do livro é feita do final para o começo. As crianças puderam também observar que os caracteres japoneses são muito diferentes das letras na nossa língua.

Ditian Kiyoshi também trouxe um livro dos Samurais, mostrou figuras e contou um pouco da história deles para as crianças.

Ao final, ele ensinou algumas palavras em japonês e depois de responder a algumas curiosidades das crianças, compartilhou com elas algumas guloseimas japonesas.

Arigatou, ditian!

Os depoimentos fazem parte dos registros para o projeto “Eu Nasci Aqui”.

Veja a galeria de fotos da visita.