Yoga para Crianças

O trabalho de Yoga com crianças aparece concretizado na melhora da psicomotricidade, da atenção, do domínio corporal e da capacidade de auto-domínio da criança, sobretudo aquelas agitadas e hiperativas.

O Yoga pretende ser um fator de integração na vida das crianças, gerando atitudes saudáveis para com a vida, com suas relações humanas e com o uso de suas energias, auxiliando-as a fazer uma ponte entre seu mundo interno e externo. A prática regular do yoga ajuda a criança em crescimento a direcionar suas energias emocionais de forma construtiva.

Busca-se com o Yoga que as crianças possam ficar mais equilibradas, concentradas, felizes e criativas.

Nas aulas utilizamos os vários elementos da prática de yoga: posturas, exercícios respiratórios, internalização (relaxamento), exercícios de concentração e meditação – sempre de maneira lúdica. Contamos estórias, utilizamos jogos cooperativos, brincadeiras infantis, músicas e inserimos a prática do yoga nessas atividades.

As posturas, além de proporcionar maior flexibilidade dos músculos, articulações e coluna vertebral, melhora da postura e da circulação sanguínea, também promovem maior equilíbrio hormonal e metabólico. A nível mais sutil, ativam o fluxo de energia vital em todo o corpo, redistribuindo-a e equilibrando-a.

Os exercícios respiratórios fortalecem os pulmões e tem efeito direto no cérebro, promovendo maior estabilidade emocional – a criança desenvolve mais consciência de si mesma e autocontrole, aprendendo a direcionar sua energia de maneira mais criativa e construtiva.

A internalização ou relaxamento reduz drasticamente o nível de estresse, trabalhando todos os aspectos da criança – físico, mental e emocional.

A concentração e a meditação são importantes para parar o fluxo mental descontrolado, possibilitando a concentração em um único objeto ou atividade, ou abrindo espaço para uma atividade criativa.

Professora: Ana Marilia
prof_anamariliaAna Marília Soares Villas é instrutora de hatha yoga formada pelo Ganesha Centro de Cuidado do Ser, com Lúcia M. O. Nabão, em Ribeirão Preto. Fez curso de aprofundamento em yoga para crianças no próprio Ganesha, “Yoga na Educação” com Maurício Salem, no Rio de Janeiro, e “Yoga com Histórias”, níveis I e II com João Soares e Rosa Muniz em São Paulo. Participou dos cursos de Psicologia Escolar na Educação Infantil e na Educação Fundamental no Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar – CAPE, de Porto Alegre.
E-mail: mariliavillas@hotmail.comantaryoga.wordpress.com

 

yoga01yoga02yoga03

Comments are closed