Projetos

Em nossa grade curricular trabalhamos com alguns projetos permanentes, tais como: projeto arte, meio ambiente, literatura, música e saúde bucal.

Projeto Arte – a arte faz parte da vida da criança como leitura de mundo e expressão pessoal (plástica, sonora, dramática e verbal dessa leitura). A arte é objeto de conhecimento. Através da obra de arte podemos conhecer a leitura de mundo de outra pessoa, com outra história de vida, outras experiências, sentimentos, vivendo em outro tempo, lugar e época.
Temos sempre um artista em pauta: um pintor, um músico ou um escultor para conhecermos sua vida e sua obra.
As crianças apreciam e analisam uma obra de arte com olhar crítico e observador, fazem comentários sensíveis e interessantes e a partir daí constroem suas representações.


Projeto Meio ambiente – Este projeto tem a intenção de desenvolver em nossos alunos ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.
Entendemos que é na infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrão de comportamento baseados em valores morais e sociais.
Nossa proposta é que a aprendizagem seja estimulante e significativa por meio de pesquisas e vivências do cotidiano individual.
Em parceria com a Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Zona Oeste, fazemos a coleta seletiva do lixo. As crianças enquanto tomam lanche, discutem sobre a possibilidade de reciclar a sobra do lixo, separam e depositam nos recipientes próprios para a coleta.


Projeto Literatura

  • “Conte outra vez”, através deste projeto trabalhamos os contos de fada, as fábulas e exploramos amplamente a literatura infantil moderna com leituras, contação de histórias e dramatizações.
    As histórias infantis, os contos e as fábulas são um instrumento espetacular para sensibilização das crianças com o propósito de abordagem sobre um tema para conseguir mudança de atitudes comportamentais.
    No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil, de forma prazerosa e a criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita.
  • A biblioteca circulante é uma atividade permanente em nossa Escola. O objetivo principal é estimular o gosto pela literatura e também despertar o prazer de compartilhar com os colegas, numa posterior atividade de roda, o momento gostoso que vivenciou durante a leitura.
  • Sarau Literário acontece mensalmente com apresentações intercalasses. As apresentações, como a declamação de uma poesia, a leitura ou a encenação de um trecho literário aparecem como resultado de um processo de ensino e aprendizagem.

Música – “Quem canta seus males espanta” – A música é sempre presente no nosso dia- a-dia. Ela faz parte da rotina referenciando as atividades e embalando as atividades corporais, permitindo uma maior amplitude de movimento. A exploração de materiais sonoros e a escuta propicia o contato de experiências na linguagem musical, amplia sua percepção e a sua forma de conhecer e representar o mundo.
A atividade musical é trabalhada de forma interdisciplinar compondo uma teia de relações com o projeto pedagógico dos grupos.

Comments are closed