Berçário de 0 a 2 anos

Escolher um berçário não é uma tarefa simples. Exige cuidado e paciência na escolha, envolve pré-requisitos básicos e critérios conforme as expectativas individuais.

Feita a escolha, inicia-se o processo da adaptação, que é comum às três partes: criança, família e instituição. Para a criança é um processo de elaboração da progressiva separação de seus pais e familiares. A entrada no berçário representa para ela uma ampliação de horizonte. Vamos recebê-la de forma acolhedora, atendendo-a em suas necessidades básicas e individuais, aumentando gradativamente seu tempo de permanência no berçário e diminuindo o acompanhamento da mamãe ou de outra pessoa integrante deste processo.

A adaptação da mãe sempre é mais difícil, pois lida com sentimentos de insegurança e culpa, na maioria das vezes, por não poder cuidar integralmente do seu bebê. No entanto, se a adaptação for bem cuidada, com a certeza que seu filho foi bem acolhido num ambiente alegre, estimulante, seguro, adequadamente higienizado, com recursos ambientais adequados e especialmente afetivo, logo se estabelece uma relação de confiança. Por isso, aconselhamos que disponibilize, no mínimo, uma semana para dedicar-se a esta tarefa.

Um bebê novo que chega ao berçário, é empenho de toda a equipe. Para nós é extremamente importante dedicar um cuidado especial para conhecer e garantir um atendimento de qualidade, capaz de propiciar boas condições para um desenvolvimento integral e sadio, particularmente do ponto de vista social e emocional.

Atendemos bebês de 4 meses à 2 anos (aproximadamente). Cada criança tem seu momento de passar para o grupo seguinte, que depende do desenvolvimento motor.

Horários: Nossos horários são flexíveis, visando atender a necessidade de cada família. Atendemos em esquema de meio período (5 horas) ou período integral, das 7:30h às 19:00h.

Espaço: Na sala de estimulação os bebês, com toda segurança, podem explorar o espaço. Através do uso de tatames, espelho e brinquedos apropriados os bebês desenvolvem-se ao olhar de quatro berçaristas.
O quintal, sob a sombra da nossa jabuticabeira é um espaço reservado de manhã e parte da tarde para que os bebês possam tomar sol e brincar ao ar livre.


Sala de sono e banho: Área restrita do Berçário, onde cada criança tem seu bercinho que pode ser personalizado pela mamãe com objetos familiares, tornando-o mais aconchegante.
O material de uso para higiene é individualizado. Cada criança tem sua cestinha com todos seus pertences. Às segundas feiras as mamães entregam as roupas de berço e de banho que serão usadas durante a semana e devolvidas às sextas-feiras.

Berçaristas: A equipe é composta de quatro berçaristas que se encarregam do atendimento aos doze bebês (capacidade máxima), uma funcionária da copa- cozinha que prepara a alimentação dos bebês e uma pedagoga que faz a coordenação dos trabalhos, além de reuniões de estudo para a complementação da prática.

• Atividade semanal de musicalização com professor Ricardo Souza Pesce.

• Atividade diária de motricidade geral com professor de Educação Física Rubens Xavier.

Comments are closed