Leia relato do Professor Marcio Cesar Jardim sobre a atividade que envolveu os grupos I, II, III e IV ao longo do ano.

“Nesse semestre tivemos atividade de jardinagem às sextas-feiras. O Professor Marcio trouxe mudas, sementes, tubérculos, rizomas, folhas, flores e frutos para aprendermos a cuidar da vida, para a vida cuidar da gente. Aprendemos sobre como os restos de frutas, legumes e verduras viram comida para as minhocas, e como o cocô das minhocas vira alimento para as plantas.

Aprendemos sobre como as plantas precisam de água, luz, terra saudável e muito amor para poderem crescer bonitas, e como cada planta tem um jeito e gosta de ambientes diferentes.

Também conhecemos alimentos novos, como cupuaçu, cacau, gengibre, e outros, e experimentamos na cozinha, fazendo pesto e suco verde.

Ah, e ainda teve aquele dia em que fizemos um escalda pés de manjericão. Foi uma delícia, porque estava bem friozinho, e ninguém queria tirar os pés da água quente na hora de terminar a aula. Também adoramos todas às vezes que tínhamos que colocar a mão na terra.

O Professor Marcio também aprendeu muito com a espontaneidade, energia e amor das crianças, ainda que de vez em quando ficasse um pouco confuso com tantas pessoinhas pedindo pra pegar a minhoca ao mesmo tempo.

Ele também aprendeu bastante com o cuidado e atenção das professoras e suas auxiliares. Então parece que todo mundo aprendeu um pouquinho nessa jornada, entre sementes que já germinaram e outras que ainda irão germinar no futuro”.