É possível combinar o brincar livre, o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente. A temporada de férias de Julho de 2021 fez este convite às crianças na Escola Catavento. Veja uma galeria de fotos com as principais atividades realizadas no período. 
 
A temporada de férias de Julho de 2021 teve como tema o meio ambiente. As crianças foram convidadas a brincar muito, se divertir bastante, aprender e também a prestar atenção ao entorno. As atividades foram marcadas pelo tema do cuidado com o meio ambiente.
 
Nas gincanas, jogos e brincadeiras, elas foram “fiscais da natureza”, brincaram de investigação ao produzir cenários com inadequação ambiental para reflexão e apontamentos e separaram itens para a reciclagem com seletividade. Além disso, trabalharam estas questões com a linguagem da dramatização.
 
Nas oficinas de arte, a ideia foi construir um painel de papelão com a proposta “O que as crianças dizem sobre …”. A frase era completada com palavras como: natureza, animais, caçadores, vegetais, reciclagem etc. O painel constrói pontes para a conversa com as crianças e mostra a importância de ouvir, observar e dialogar. Os pequenos também trabalharam com painel de azulejo para pintura com guache e fizeram arte com elementos da natureza, sendo incentivados a coletar, explorar e transformar (pedras, folhas, sementes, gravetos, flores, etc). Também fizeram árvores de mãos, oficina com  sucata e modelagem com argila.
 
A temporada de férias ainda contou com rodas de conversa e rodas de história, musicalização e yoga na natureza. Além disso, as crianças fizeram atividades de pesquisa, desenho, colagem e pintura com o mote “conhecendo os pássaros, as flores e os legumes”; e também sobre o mundo animal. 
 
O Projeto Jardinagem incentivou o plantio de mudinhas em garrafas pet, regas e cuidados com a natureza presente no espaço da escola.
 
As crianças também tiveram uma programação cultural voltada ao tema do meio ambiente, com a exibição semanal de filmes e desenhos relacionados ao tema e a montagem de cantinhos com livros temáticos para leitura. No final do mês, encerrada a programação, as crianças ganharam de presente um vídeo produzido especialmente para elas sobre a vida das abelhas, realizado pelo Dr. Julio Marcondes, médico veterinário, apicultor e meliponicultor.