Entre a raiz e a flor, há o tempo. Na frase do soneto de Jorge de Lima, encontramos os elementos que desejamos manifestar no ritual de despedida do Grupo IV em 2021: o tempo que as crianças passaram na Escola e do qual desfrutamos juntos, o ciclo que se encerra, o tempo e o espaço da natureza (e o respeito ao tempo da infância, tão precioso para nós na Catavento) e – como não poderia deixar de ser depois de dois anos “pandêmicos” -, a vida, que acontece e que devemos celebrar por chegarmos juntos até aqui. 

Ainda em tempos de pandemia, foi preciso criar alternativas para marcar o encerramento do ciclo na Catavento de forma especial. E marcamos esta passagem com o plantio de uma árvore. “Não é à toa que escolhemos uma pitangueira. Nas lembranças amorosas do nosso pátio, ao lado do brinquedão, estão presentes as frutinhas que caem das árvores plantadas na escola e que fazem parte de muitas brincadeiras. Com folhinhas, areia e água, no faz de conta, as pitangas compõem os ingredientes de deliciosos bolos, sucos e sorvetes ‘de mentirinha’”, lembra a diretora Adélia Morelli.

Com a ajuda das educadoras Marieli, Gisele e Julia, uma mudinha de pitangueira foi plantada no canteiro da porta da escola e – junto a ela -, uma cápsula do tempo, o que reforça o aspecto de celebração do tempo que gostaríamos de imprimir ao ritual de despedida. As mensagens serão resgatadas depois de dois anos. “No dia 10 de dezembro de 2023 (um domingo), nos reuniremos na Catavento para desenterrar juntos a cápsula”, explica Adélia. 

Com o apoio das famílias, as crianças escreveram sobre momentos especiais na história de cada um(a) na Catavento. Assim, a cápsula guarda estes instantes e também como cada um(a) se imagina daqui a dois anos.

Na galeria abaixo, compartilhamos alguns registros do ritual de despedida.