Projeto “Nossas Árvores” foi idealizado a partir da interação dos alunos com a natureza presente na Escola. Passeio ao Parque da Água Branca fez parte da jornada. Processo foi registrado e se tornou um livro, que será lançado na XVI Feira Literária da Escola Catavento.

Durante uma exploração pela Escola, a turminha do Grupamento III descobriu uma série de coisas e parou para observar com mais calma as árvores que existem ali. As crianças demonstraram compreensão sobre aspectos naturais e sociais das plantas. “As árvores fazem parte da natureza”, disse um deles. “Elas servem para escalar”, disse outro. “Servem de alimento para alguns animais” e “também servem para fazer sombra”, refletiram outras.

Foi a partir do interesse genuíno das crianças em relação às árvores que as professoras Marieli e Gisele conduziram um processo de descobertas e aprendizados. Uma deliciosa colheita de jabuticabas fez parte do processo. As crianças puderam experimentar as frutas do pé (marca registrada do pátio da Escola) e compartilhar com os amiguinhos.

As crianças descobriram que no pátio existem seis árvores de espécies diferentes: duas pitangueiras, duas palmeiras imperiais, uma cerejeira brasileira e uma árvore ornamental, cujo nome era um mistério. A turminha colheu um ramo de folhas desta árvore e os familiares foram envolvidos na pesquisa para tentar descobrir o nome da árvore misteriosa.

Com a ajuda das famílias, a turma desvendou o enigma: a árvore chama-se Dracena, uma espécie que pode ter várias cores e cada uma delas necessita de uma quantidade de luz solar para se desenvolver.

Parque e Feira Literária

O encerramento do projeto foi marcado por um passeio ao Parque da Água Branca. “Quando entramos no parque, caminhamos pela trilha do Pau Brasil, vimos galinhas e galos com seus pintinhos. Reconhecemos o lugar observando diferentes tipos de folhas e suas árvores. Encontramos várias palmeiras imperiais como as da Escola. Procuramos uma boa sombra para nosso piquenique e, ao final do passeio, escolhemos uma árvore amiga para dar um abraço bem apertado!”, relata a professora Marieli.

O processo de aprendizagem relacionado ao “Nossas Árvores” foi registrado em um livro, que será lançado pela Editora Catavento na XVI Feira Literária da Escola no próximo dia 19. No evento, haverá uma exposição de livros e trabalhos de arte de todas as turmas desde o BII. “Tudo é feito com muito carinho e de forma artesanal. E o mais lindo de ver é que os projetos começam de ideias simples, mas que com a criatividade e o interesse das crianças, vai ganhando corpo, significado e vira um projeto belo como este”, explica a diretora Adelia Morelli.

Confira a galeria de imagens do passeio ao parque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *