Evento acontecerá no próximo sábado, dia 19 de maio. As crianças desenvolveram livros e obras de arte que serão expostos para a comunidade escolar.

Brincadeiras regionais, gastronomia, diversidade, famílias, árvores e viagens. Um universo de fantasia e criatividade vai ocupar a Escola Catavento no próximo sábado, dia 19 de maio durante a XVI Feira Literária. Todas as turmas a partir do BII desenvolveram projetos que serão expostos em livros e obras de arte produzidos artesanalmente. O encontro é aberto para a comunidade escolar.

Inspirada no tema “Eu nasci aqui“, a professora de arte Ana Cristina desenvolveu o projeto “Contos Que Se Contam Pelo Mundo”. Os trabalhos inspirados em histórias de Andersen (O Patinho Feio), dos Irmãos Grimm (Rapunzel), Da Vinci (A Formiga e o Grão de Trigo) , Teófilo Braga (O Peixinho Encantado) e do brasileiro Luis Câmara Cascudo (Festa no Céu) nos encantaram viajando por vários países e serão expostos na Feira Literária.

A partir do BII, cada turma da Escola produziu um livro. O do Berçário II foi organizado pela educadora Thamires e trata das brincadeiras regionais, retratando as diversas formas de diversão das crianças brasileiras. O livro do Grupamento I foi organizado pela professora Pamela e mostra as preferências gastronômicas de cada família, organizando as receitas que as crianças fazem em casa com seus pais. A professora Fatima, do Grupamento II se inspirou no livro Um Amor De Família de Ziraldo, e as crianças montaram macieiras de papelão com fotografias das famílias de cada um(a).
O grupamento III, conduzido pela professora Marieli, trabalhou no Projeto Nossas Árvores e levará para a Feira Literária um livro que registra o percurso do projeto. Já a professora Alice do Grupamento IV montou com a turminha árvores genealógicas. Inspirados nas origens de seus familiares, eles fizeram “viagens” para diversos lugares do mundo através de experiências e vivências das culturas locais. Os “passaportes” e as fotos que ilustram seus “diários de viagem” serão expostos na Feira, junto com os cartazes de cada família.

Delicadeza

Na Feira, fotografias, colagens, desenhos, histórias e pesquisas dão forma à fantasia e à criatividade das crianças, que construíram verdadeiras obras de arte, orientadas pelas educadoras. “É tudo bem artesanal, feito com muito carinho e delicadeza, buscando respeitar o ritmo de cada processo, de cada turma e de cada criança. As coisas começam a partir de uma linha comum do projeto pedagógico, mas dá muito orgulho perceber que – ao darmos abertura para as crianças e liberdade para que elas explorem um determinado universo -, as coisas vão ganhando corpo e sentido até tornarem-se as obras que elas vão expor”, afirma a diretora Adelia Morelli.

Ela conta que, como a Escola sabe que nem todos conseguem estar presentes no evento, um sistema de rodízio foi criado para que as obras circulem entre as famílias. Os trabalhos serão enviados para a casa de cada aluno, começando por aqueles que não puderam estar na Feira.

SERVIÇO: XVI Feira Literária da Escola Catavento
Data: Sábado, 19 de Maio
Local: Escola Catavento
Horário: a partir das 10h
Apoio Cultural: Livraria Cortez

Imagem: Feira literária de 2016. 

Veja galeria de imagens das feiras literárias dos anos anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *