As bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil carregam estrelas e cada uma representa um estado. Os dois países desfrutam de um vasto território povoado por muita diversidade e possuem muitas riquezas naturais e atrações turísticas. No entanto, possuem climas opostos e falam idiomas bem diferentes.

 

Durante a visita de John (pai da Laura) à turminha do GIII, as crianças puderam conversar sobre as proximidades entre Brasil e Estados Unidos e sobre as peculiaridades de cada lugar. A atividade integra o Projeto “Eu Nasci Aqui”.

 

John é americano e está no Brasil há dois anos. A primeira diferença que as crianças puderam perceber foi em relação aos idiomas. Como ele fala poucas palavras em português, a presença de Renata, mãe da Laura, foi fundamental para traduzir a conversa.

 

Como a ajuda de um globo terrestre, a turminha conferiu a localização dos Estados Unidos. John contou que o país é composto por 50 estados e cada estrela da bandeira representa um. Logo, algumas crianças lembraram que a bandeira do Brasil também tem estrelas que representam os estados.

 

John contou ao grupo que o clima de lá é o oposto do nosso; que quando aqui é verão, lá é inverno; e que nesse período é muito comum ocorrer uma nevasca. Renata também lembrou que em alguns lugares é possível ver a Aurora Boreal, fenômeno natural de luzes coloridas e brilhantes no céu. Laura contou aos amigos que lá existem vulcões, seus favoritos. As crianças foram fazendo relações com filmes que já viram ou histórias que leram e que se passavam por lá.

 

John contou que as brincadeiras mais comuns entre as crianças americanas são esconde-esconde, pega-pega e esportes. As brincadeiras são bem semelhantes às brasileiras, mas os esportes mais comuns nos Estados Unidos não incluem o futebol como aqui. Lá, fazem mais sucesso o basquete, o baseball, o futebol americano e o hóquei.

 

Ele também contou que – assim como aqui no Brasil -, nos Estados Unidos existem pessoas de todos os lugares do mundo e muita diversidade. Falou sobre as comidas típicas de alguns lugares. A sua favorita é pizza! Para ele, os lugares imperdíveis nos Estados Unidos são a Califórnia, o Grand Canyon e o Parque Nacional de Yellowstone.

A visita terminou com a presença do Martin, irmãozinho da Laura. Ela ensinou os amigos a dizerem a palavra “obrigado(a)” em inglês para agradecerem a visita. Em todos se animaram: thank you, John!!

 

Saiba mais sobre o Projeto “Eu Nasci Aqui”