Na educação infantil um dos maiores desígnios do exercício avaliativo, é poder através do processo diário das atividades, acompanhar o desenvolvimento, dificuldades e progressos alcançados pela criança. Cabe, ainda, ressaltar que com essas atividades é possível nortear novas propostas, objetivos no processo de ensino/aprendizagem, como também serve como fonte de reflexão e diagnóstico do educador.

Na Escola Catavento são desenvolvidas diversas atividades, dentre elas, podemos destacar as recreativas, cooperativas, competitivas, jogos e brincadeiras antigas, jogos olímpicos, músicas e histórias. Muito presente também são as brincadeiras de quintal: pular corda, amarelinha, pega-pega, lenço atrás, barra manteiga etc.

O eixo do nosso trabalho pedagógico é a brincadeira. É ela que norteia, dá o significado para a aprendizagem. Por exemplo: brincando de amarelinha a criança está aprendendo matemática.

Quando a criança brinca, ela explora, descobre, experimenta, inventa diversas situações e se socializa. Mais do que isto, ela desenvolve habilidades motoras, estimula curiosidade, a auto confiança, autonomia, descobre a linguagem, o pensamento, a atenção e concentração. É a partir das atividades lúdicas na infância que o ser humano interage socialmente e se prepara para a vida adulta.

Saiba mais sobre as atividades:

Capoeira
Atividade física e recreação
Musicalização
Yoga
Arte
Dança
Educação ambiental
Inglês – parceria com a Time to Play