Em 2019, a dança foi incluída no programa curricular da Escola Catavento sob a perspectiva do Folclore, para se alinhar ao projeto pedagógico do ano – O Folclore Brasileiro.

Em 2020, a dança será integrada de forma mais abrangente, como meio de expressão individual e coletiva. Usaremos a dança como uma manifestação de cultura, como forma de expressar a vida e os sentimentos, como modo de sonhar e de brincar com o próprio corpo.

Meninas e meninos integrados no processo de desenvolvimento individual, baseado na descoberta do próprio corpo em relação a eles mesmos, ao espaço e ao outro, adquirem a própria consciência, tanto cognitiva como física, a partir do movimento musicalizado através da técnica.

ludicidade integrada à técnica, transforma a brincadeira, a contação de história e outras artes em referências de exploração corporal.

A equipe pedagógica vai cuidar desta integração junto com os professores especialistas: Layla Calil Cruz (arte-educadora), Leandro Camargo de Mariano (educador físico), Gustavo Araujo Borges (professor de musicalização recentemente contratado e alinhado com a proposta pedagógica para o projeto) e Luciana Polloni (yogini-artista-docente em dança e nossa atual professora de yoga), que também assumirá as aulas de expressão corporal.

circo poderá ser incluído como possibilidade para utilizar as linguagens corporal, musical, plástica e oral, dependendo da disponibilidade do espaço escolar e possíveis parcerias.

Nossa expectativa é de que este seja um ano de muitas vivências e descobertas que naturalmente serão transformadas em aprendizagens significativas e reverberarão para uma vida mais humanizada, com reflexões pautadas em uma lógica de escuta, autonomia e liberdade.

Desejamos um excelente ano à todos(as) e boas vindas aos alunos, alunas e familiares. 

Equipe Catavento