Como foi o primeiro semestre da nossa Escola, marcado pelas adaptações necessárias por conta da pandemia de COVID-19

O movimento é propriedade do Catavento. O dispositivo que inspira o nome da nossa Escola tem como função aproveitar a energia dos ventos. Os mais simples (aqueles que são setas que giram sobre um eixo vertical) apenas indicam a direção dos ventos.

Neste período que atravessamos, tão cheio de incerteza, em que precisamos estar ao mesmo tempo, conectadas aos ventos, mas cuidando de nossa comunidade e buscando compreender para onde estes ventos apontam para seguirmos firmes e em movimento, buscamos em nossos valores essenciais a força da nossa missão.

Amor, humanidade, acolhimento, cuidado, brincar, compromisso, segurança, propósito, determinação, responsabilidade, amizade, empatia, preservação da infância, desenvolvimento das crianças e senso de comunidade são alguns destes valores que compartilhamos, que nos guiam desde 1984 e que seguem nos guiando nesse episódio inédito em nossa história.

Ação e reflexão

Parar em movimento. Foi o que o período nos exigiu. E como Catavento, foi o que fizemos. Desde Março, quando as autoridades instituíram medidas de distanciamento social e as escolas precisaram fechar as suas portas, a Catavento começou um processo de ação e reflexão para buscar manter os vínculos com as crianças e familiares; cuidar de nossa equipe e da sustentabilidade do projeto da escola. Fizemos reuniões semanais com as educadoras e educadores; e criamos um sistema de produção e distribuição de histórias, brincadeiras e atividades por meio de vídeos, usando as plataformas digitais. A partir de maio, demos início a uma série de encontros “ao vivo”, por meio de “salas virtuais”.

“Sabemos que não existe um lado bom em uma tragédia como a que estamos vivendo. No entanto, é possível afirmar que estamos aprendendo muito com tudo isso e buscando sempre proporcionar à nossa comunidade uma experiência conectada com nossos valores e com as entregas que sempre fizemos no espaço da escola. E esta entrega diz respeito a cuidado, brincadeira e carinho, sempre conectados aos valores que nos movem”, afirma a diretora Luciana Morelli.

Próximos passos

Em Julho, na “Temporada de férias”, as professoras terão seu descanso, e a equipe de educadores especialistas seguirá trabalhando em atividades para as crianças.

A Direção segue trabalhando também, para conectar a Escola às famílias para se preparar para uma eventual retomada das atividades presenciais, anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo para 8 de setembro. A retomada depende de uma série de condições relacionadas à saúde pública e ao controle da pandemia. Ela será progressiva e para planejar as ações pedagógicas, sanitárias e administrativas para este retorno, a Escola deu início a uma série de atividades.

“Estamos participando de workshops, grupos de estudos e conversas com especialistas das áreas de saúde e educação que discutem o retorno na Educação Infantil; os educadores retornarão ao trabalho interno com antecedência para treinamento e replanejamento do projeto pedagógico; e, além disso, e estamos trabalhando na preparação dos plano e protocolos sanitários que o “novo normal” exigirá”, explica Luciana.

Ao longo do mês de Julho, além destas atividades de preparação, a Escola manterá um diálogo com as famílias e fará sondagens sobre a intenção de retorno dos(as) alunos(as) em uma eventual retomada em setembro.

Confira as principais atividades realizadas pela Catavento em movimento no primeiro semestre.

Fevereiro

15/02 – Piquenique no Parque da Sabesp

18/02 – Festa de Carnaval

Março

13/03 – Visita à Escola de circo Portô Portér iniciando o projeto anual. Veja como foi.

16/03 – Afastamento gradual recomendado

23/03 – Suspensão das atividades presenciais

Início da produção de vídeos

25/03 – Primeira pesquisa de opinião

Finalização da obra da Escola

Abril – Maio

Convite para comunidade participar da Campanha do Agasalho

Convite para comunidade participar da Semana Mundial do Brincar em casa

04/05 – Suspensão dos contratos de parte da equipe (sem prejuízo aos funcionários)

09/05 – Segunda pesquisa de opinião

23/05 – Aula aberta de Yoga (pela plataforma Zoom)

Início dos encontros virtuais

Concessão de 10% desconto nas mensalidades

Junho

Concessão de mais 10% de desconto nas mensalidades (totalizando 20%)

Início do projeto “lives”: conversas com especialistas (pediatras, homeopatas e infectologista) sobre educação infantil pós-pandemia