Em Março de 1984, começávamos a soprar para o universo o nosso sonho: a Escola Catavento. Iniciamos nossas atividades de Berçário e Recreação Infantil na Rua Ministro Godoy, 488, no bairro de Perdizes (São Paulo), em um casarão antigo, que precisou de uma boa reforma para adaptar-se às necessidades de acolhimento às crianças pequenas.

Permanecemos nesta casa por doze anos e saímos quando o imóvel foi solicitado para demolição. Em 1996, nos mudamos para a Rua Caetés, 52, ainda em Perdizes, dando continuidade ao nosso trabalho, com a mesma proposta e sobretudo a mesma determinação que nos acompanha até hoje.

No ano de 2000, a Delegacia Regional de Educação aprovou o nosso Regimento Escolar e nos autorizou a funcionar como escola de educação infantil nos termos da Lei 9394/96 que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foi quando tivemos homologado o nosso PROJETO PEDAGÓGICO.

Em 2003, implantamos o grupo de alfabetização, ampliando nossa faixa de atendimento por mais um ano. E em 2006, precisamos adequar o currículo escolar preparando os alunos para ingressarem no novo Ensino Fundamental de 9 anos. Em 2009, encerramos o último ano para o Grupo da Alfabetização (1º ano).

Em 2007, mantendo a linha filosófica e o projeto inicial da Catavento, incluímos em nosso currículo algumas atividades, como inglês, yoga e natação.

Em 2014, completamos 30 anos e a partir deste marco, demos início a um processo anual de projetos pedagógicos movidos por temas relacionados à cultura brasileira e às origens de nossos povos.  

Celebramos nossos 37 anos em um 2021 diferente de tudo que já pudemos imaginar para nosso país e para a Educação. É, sem dúvida, o movimento mais desafiador da nossa história. E ele nos convida a seguir acreditando naquele mesmo sonho: de educar, ensinar e aprender com as crianças, apostando na sabedoria do brincar como pedra fundamental da vida.  

Confira mais informações e imagens da nossa história.