Tema da mobilização está conectado com o projeto pedagógico da Escola Catavento, que tem trabalhado o Folclore como forma de integração social e a convivência como caminho para a cidadania.  

Todos os anos, a Escola Catavento desenvolve uma programação especial para a Semana Mundial do Brincar. A iniciativa – criada para celebrar o brincar livre como um meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação – está conectada com a pedra fundamental da Escola: o brincar como forma de aprender e se desenvolver.

Este ano, o tema da mobilização é “O brincar que abraça a diferença”. Demonstrando estar antenada com os temas relevantes do universo da Educação Infantil, a Escola elegeu para este ano a convivência social focada na perspectiva da cidadania como tema transversal de seu projeto pedagógico. O tema da diversidade foi tratado com as crianças no dia-a-dia e também em atividades especiais, como esta do GIII.

O tema central do projeto pedagógico deste ano, o Folclore, compreendido como forma de integração social, também está conectado com a ideia principal da mobilização, que é o fato de que conviver, se relacionar e brincar com pessoas de realidades diferentes estimula o desenvolvimento da empatia que só o contato humano pode proporcionar.

Na programação especial da Catavento para a Semana Mundial do Brincar, está previsto um dia em que cada criança poderá convidar um(a) amigo(a) para brincar na Escola. “Pensamos que esta será uma forma de promovermos a diversidade e as diferenças, incentivando neste dia a convivência com os amigos dos amigos”, explica a diretora Adelia Morelli.   

A programação prevê também brincadeiras folclóricas, contação de histórias, oficinas e um espetáculo de teatro. Veja a programação completa abaixo.

Sobre a SMB

Em 2016, o tema da Semana Mundial do Brincar se voltou para as relações entre o brincar e o espaço; em 2017 sua ligação com a ideia de tempo, em 2018 todo o Brasil e até a América Latina trataram do brincar que envolve o corpo e a alma.

Neste ano, a mobilização vai tratar sobre a diversidade: de culturas, de povos, de costumes e de corpos e almas. Com o tema “O brincar que abraça a diferença”, a SMB 2019 – que acontecerá entre os dias 25 de maio e 2 de junho -, busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças.

* Com informações do site da Aliança pela Infância

Programação da Semana Mundial do Brincar na Escola Catavento:

27/05 – 2ª.feira – Brincadeiras folclóricas na roda de capoeira com professor Rubens.

28/05 – 3ª.feira – Brincadeiras folclóricas cantadas e dançadas com professor Léo de musicalização.

29/05 – 4ª.feira – Dia para convidar um amigo (de até 6 anos) para vir brincar na Escola. Trazer uma lancheira caprichada para compartilhar o lanche com o amigo. Recepção ao amigo às 14h, depois lanche e brincadeiras. Saída no horário normal no final do dia.

30/05 – 5ª.feira – Contação de história com fantoches de vareta. Ana (professora de arte) fará uma oficina de sucata lembrando os personagens da “Moura Torta” – história do folclore brasileiro.

31/05 – 6ª.feira – Teatro na Escola – Projeto Brincando com Arte – Teatro e Literatura – Espetáculo interativo “Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar”
Palco Companhia de Teatro. http://www.seessaruafosseminha.blogspot.com